Mensagem

Caros(as) colegas,

Para os colegas que ainda não nos conhecem, somos os representantes dos médicos internos de Ginecologia e Obstetrícia portugueses e constituímos o braço nacional da European Network of Trainees in Obstetrics and Gynaecology (ENTOG).

A PoNTOG (The Portuguese Network of Trainees in Obstetrics and Gynaecology) tem por principal objetivo dar voz e defender os interesses dos internos da nossa especialidade e, para tal, conta com a colaboração próxima do Colégio da Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos, da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG), da ENTOG, do European Board and College of Obstetrics and Gynaecology (EBCOG) e da World Association of Trainees in Obstetrics and Gynaecology (WATOG).

Temos ainda por objetivo principal contribuir para a promoção do desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico-científico da nossa especialidade. Neste sentido, nos últimos anos colaborámos na divulgação e na organização de diversas reuniões científicas promovidas pelo nosso Colégio e pelas diferentes sociedades que constituem a FSPOG.

Destacamos ainda a organização do nosso EMIGO, cuja história mostra o crescimento da PoNTOG.

Para conseguirmos cumprir aquilo a que nos propomos, necessitamos do entusiasmo e apoio de todos.

Pretendemos ser uma ferramenta de ajuda para todos os internos que necessitem, e para isso defendemos uma relação de abertura e proximidade.

Aguardamos, assim, os vossos comentários, criticas, questões e sugestões, indispensáveis à continuidade deste projeto que vos pertence.

Pela PoNTOG,

Pedro Brandão, Helena Fachada, Filipa Rafael, Marta Sales Moreira, Margarida Cal

MENSAGENS INDIVIDUAIS:

Pedro Brandão:

Caros colegas

Sou interno de Ginecologia e Obstetrícia no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (Penafiel) desde 2013. Integrei o conselho executivo da PoNTOG em setembro de 2015 e é com gosto que colaboro desde então na representação dos internos Portugueses, a nível nacional e internacional, no sentido de dar o meu melhor contributo para um internato de qualidade na nossa especialidade.

Ana Helena Fachada

Caros colegas

Sou interna de Ginecologia/Obstetrícia no Centro Hospitalar Tondela-Viseu e em Setembro de 2015 integrei a equipa da PONTOG. O nosso objectivo é zelar pelo melhor interesse de todos os colegas internos, pretendendo uma melhoria das condições do internato e sua uniformização nacional e internacionalmente. Pretendemos não só dar continuidade ao trabalho já realizado mas também ser a força motriz da melhoria e da mudança, em prol da boa prática clínica.

Filipa Rafael

Sou interna de Ginecologia e Obstetrícia no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) desde 2014 e sou docente no Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve. Desde muito cedo procurei defender a formação médica e os interesses dos internos, sendo parte da direção executiva da Comissão de Internos do CHUA, no triénio de 2015 a 2017. É com grande entusiasmo que trago agora novas ideias à PoNTOG, para tentar inovar em projetos já existentes e criar novas formas de progressão da aprendizagem. Pretendo defender o interesse de todos, de norte a sul do país, para um internato mais igualitário e de excelente qualidade.

Marta Sales Moreira

Caros colegas,

Sou interna de Ginecologia/Obstetrícia no Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto. Integro o grande projeto que é a PONTOG, com satisfação e empenho, desde janeiro de 2018. O nosso grupo pretende continuar o trabalho dos colegas de até então, sempre com o a responsabilidade de dar voz aos internos da nossa especialidade na defesa de um internato de qualidade para todos.

Margarida Cal

Caros Colegas,

Sou interna de Ginecologia e Obstetrícia no Centro Hospitalar Lisboa Norte desde 2016 e é com grande sentido de responsabilidade e motivação que abraço este projeto. Em colaboração com os restantes membros da PONTOG, daremos continuidade ao trabalho de representação dos internos da especialidade, assegurando com dinamismo uma resposta adequada aos desafios atuais. Pretendo dedicar-me à defesa de um internato médico de qualidade, com melhores condições para todos os internos, bem como à valorização formativa e curricular, através da promoção de eventos científicos de interesse e da criação de novas oportunidades de formação.

Proximos Eventos